sábado, 28 de maio de 2011

ALMOÇO DOS ADVOGADOS

A edição do Almoço dos Advogados deste mês foi um sucesso!!

O evento, realizado nesta sexta-feira, dia 27, reuniu 160 pessoas no Mercado Guanabara, sendo 130 advogados.





















Tradicional foto dos
aniversariantes do mês.







Membros do Núcleo OAB Jovem
estiveram presentes no almoço.





Agende: o almoço é realizado toda última sexta-feira de cada mês. O local é sempre definido e avisado com antecedência pelo site e e-mail. Os profissionais que não tiverem recebendo informações devem atualizar seu endereço eletrônico diretamente na secretaria da Subseção ou pelo telefone 
(43) 3294-5900.

SESSÃO DE CINEMA - Advogados prestigiam mais uma sessão de cinema

Os advogados de Londrina prestigiaram mais uma sessão do Ciclo Cinema e Direito, realizado pela Subseção da OAB-Londrina.

O filme "A Qualquer Preço" foi exibido na noite de quinta-feira, 26 de maio, na nova sede da entidade.

Após a apresentação, sob a curadoria do jornalista e crítico de cinema Carlos Eduardo Lourenço Jorge, foi realizado um debate sobre o tema do filme, que dá ênfase aos detalhes, mostrando o dispendioso, entediante e exaustivo resultado a que podem levar os processos civis nos Estados Unidos.

Rir é o melhor remédio

Multa Por Alta Velocidade


Um advogado andava em alta velocidade pela cidade com seu BMW, quando foi parado pelo guarda de trânsito.

O Guarda: - O senhor estava além da velocidade permitida, por favor a sua habilitação!

Advogado: - Está vencida.

Guarda: - O documento do carro!

Advogado: - O carro não é meu.

Guarda: - O senhor, por favor, abra o porta-luvas!

Advogado: - Não posso, tem um revólver aí que usei para roubar este carro.

Guarda (já bastante preocupado): - Abra o porta-malas!

Advogado: - Nem pensar! Na mala está o corpo da dona deste carro, que eu matei no assalto.

O guarda , vendo-se diante das circunstâncias , resolve chamar o Sargento...

Chegando ao local o Sargento dirige-se ao advogado:

Sargento: - Habilitação e documento do carro por favor!

Advogado: - Está aqui senhor, como vê o carro está no meu nome e a habilitação está regular. Sargento: - Abra o porta-luvas!

Advogado (tranquilamente. . . ) : - Como vê só tem alguns papéis.

Sargento: - Abra o porta-malas!

Advogado: - Certo, aqui está. . . Como vê, está vazio.

Sargento (constrangido): - Deve estar acontecendo algum equívoco, o meu subordinado me disse que o senhor não tinha habilitação, que não era o dono do carro pois o tinha roubado, com um revólver que estava no porta luvas, de uma mulher cujo corpo estava no porta malas.

Advogado: - Só falta agora esse sacana dizer que eu estava em alta velocidade!

Fonte: http://www.orapois.com.br/humor
siga @OAB_Jovem

sexta-feira, 27 de maio de 2011

SEMANA DE DIREITO PENAL DA OAB LONDRINA

Inscrições na secretaria da Sede

Investimento: R$ 150,00

___________________________________________________________________

Segunda-feira, dia 30/05

Prisão no Processo Penal (Gabriel Bertin de Almeida)

Terça-feira, dia 31/05

Questões Relevantes de Execução Penal (Douglas Bonaldi Maranhão – 99878966)

Quarta-feira, dia 01/06

Princípios Constitucionais Penais (Marcos Ticianelli)

Quinta-feira, dia 02/06

Tribunal do Júri (Antonio José Mattos do Amaral)

Sexta-feira, dia 03/06

Questões de Direito Penal Econômico (Benedicto de Souza Mello Neto)

Programas:

1-Prisão no Processo Penal

Prof.Gabriel Bertin de Almeida

Advogado criminalista mestre e doutor em filosofia pela USP Ex-Procurador Geral do Municipio de Londrina.Professor da PUCPR membro do instituto Brasileiro de ciências criminais (IBCCrim),do instituto Brasileiro de Defesa do Direito de Defesa (IDDD), e da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP).

www.gabrielbertin.com.br gabriel@gabrielbetin.com.br e gabrielb@usp.br


Sumário:

1.introdução

2.Prisão cautelar, tutela de urgência e principio da presunção de inocência.

3.Os requisitos genéricos da prisão cautelar.

4.Principios da proporcionalidade e prisão cautelar.

5.Prisões cautelares em espécie.

5.1.Prisão preventiva.

5.2.Prisão decorrente de pronúncia. Prisão decorrente de sentença condenatória rrecorrível. Prisão decorrente de acordão condenatório ou confirmatório de sentença condenatória, ou confirmatório de sentença condenatória, pendentes de recurso.

5.3.Prisão em flagrante .

5.4.Prisão temporária.

6.Prisão especial.


2 - Douglas Bonaldi Maranhão

Bacharel em direito pela Universidade Norte do Paraná (1998/2003);especialista em filosofia politica e juridica-pela Universidade Estatual de Londrina(2003-2004); especialista em direito e processo penal pela Universidade Estatual de Londrina(2005-20006);Mestre em direito penal pela Universidade Estatual de Maringá em direito supra-individual,sub área direito penal;advogado criminalista na cidade de Londrina-Paraná.Professor de direito penal e criminologia da unifil-Centro Universitário Filadélfia e professor de direito penal da PUC-Pontificia Universidade Católica campus Londrina-Paraná.Professor convidado no curso de especialização em direito e processo especialização em direito penal e processo penal na faculdade Pitágoras presidente do conselho da comunidade de Londrina.

Programa

1.Principios de execução penal

2.Sistemas e progressão e regressão de regime

3.Procedimentos específicos


3-Marcos Daniel Veltrini Ticianelli

Advogado mestre em direito penal pela Universidade Estadual de Maringá(UEM).Especialista em direito e processo penal pela Universidade Estatual de Londrina(UEL).Professor de direito penal na graduação da Universidade Estadual de Londrina(UEL) e Universidade Norte do Paraná (UNOPAR).Professor e vice-coordenador da pós-graduação lato sensu de direito e processo penal da Universidade Estadual de Londrina(UEL).Professor da pós-graduação lato sensu FEMPAR-Fundação Escola do Municipio Público/núcleo Londrina-PR, professor da pós-graduação lato sensu Escola da Magistratura do Paraná/núcleo Londrina-PR.Atual chefe do departamento de direito público da Universidade Estatual de Londrina-PR.

Programa

Princípios penais de garantia da Dignidade da pessoa humana, legalidade, culpabilidade, intervenção mínima, proporcionalidade, humanidade e insignificância.


4-Benedicto de Souza Mello Neto

Mestre em direito supraindividual pela Universidade Estadual de Mariná (2007),sub-área penal,tendo concluido trabalho de pesquisa sob a orintação do Prof.Dr.Luiz Regis Prado,obtendo nota 10 na defesa da dissertação perante banca presidida pelo mesmo ,cujo trabalho tratou da "Tutela Penal do Mercado de Capitais".Possui graduação em direito pela Universidade Estadual de Londrina(2003).Professor de graduação e pós-graduação,lecionando na Escola de Magistratura do Estado do Paraná,núcleo de Londrina(especialização), na Fundação Escola do Ministério Público do Estado do Paraná ,núcleo de Londrina(especialização),na graduação da Universidade Estatual de Londrina(direito Processual Penal e Direito Penal),no programa de pós-graduação em direito de processo penal da Universidade Estatual de Londrina(Direito Penal Econômico e Processo Penal) da Universidade Paranaense (Unipar),campus de Paranavai,Paraná,e na Faculdade Catuai (Instituto Catuai de Ensino Superior).Tem experiência em direito penal e direito processual penal,com ênfase em direito penal econômico e processo penal.

Programa:

Direito Penal Econômico

Análise de crimes econômicos dispostos em leis especiais (tributários,mercado de capitais,lavagem de dinheiro, entre outros)


5-Antônio José Mattos do Amaral

Possui graduação em direito pela Universidade Estadual de Londrina(1976) e mestrado em direito pela Universidade Estadual de Maringá (1998). Atualmente é docente da Universidade Estadual de Londrina,docente de pós-graduação da Universidade Estadual de Londrina e Docente do Instituto Catuaí de Ensino Superior.Tem experiência na área de direito,com ênfase em Direito Público.

Programa:

Princípios do tribunal do juri modificações legais do rito do tribunal do júri.

informações: OAB Londrina
Fone: (43) 3294-5900
londrina@oabpr.org.br

Almoço dos Advogados

A Subseção da OAB de Londrina convida todos (as) os (as) colegas para mais um almoço de confraternização, como os demais que têm sido realizados nos últimos meses. Este mês, tem novidade, visando sempre incrementar os encontros: o almoço será no Mercado Guanabara, que está apoiando o evento e cobrará R$ 25,00 (vinte e cinco reais) por pessoa, incluído um refrigerante ou chá batido. O Mercado Guanabara estará aberto exclusivamente para receber mais este almoço de confraternização, com serviço diferenciado aos participantes do evento.

O almoço contará, ainda, com o apoio da Chantinela Confeitaria (rua Pandiá Calógeras, n° 109), que faz maravilhosos bolos e brindará os advogados com uma de suas especialidades para sobremesa.

Data e horário: 27/05/2011 (sexta-feira), a partir das 12h - HOJE

Local: Mercado Guanabara (rua Assunção, n° 189, Londrina)

E os aniversariantes do mês, não esqueçam, seu almoço é cortesia (bebidas à parte).

A Subseção pede que, gentilmente, façam o agendamento de suas reservas pelo telefone da OAB (43) 3294 5900 ou pelo e-mail londrina@oabpr.org.br

TJ determina horário exclusivo para atendimento aos advogados em mais cinco comarcas

Atendendo solicitação da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Miguel Kfouri Neto, determinou, pelo Decreto Judiciário 143-D.M., de 26/5/2011, o funcionamento em caráter experimental, das 9 às 12h, nas escrivanias cíveis privatizadas das comarcas de Ponta Grossa, Guarapuava, Londrina, Cascavel e Foz do Iguaçu para atendimento restrito a advogados. O horário exclusivo inicia nesta segunda-feira (30).

Fonte: www.tjpr.jus.br

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Conselhos aos jovens advogados

Trazemos um ótimo artigo escrito pelo advogado e conselheiro federal da OAB, Ulisses César Martins de Souza, publicado no Conjur: Doze conselhos aos jovens advogados.

São doze conselhos aprendidos pelo autor em 15 anos de exclusiva dedicação ao exercício da advocacia e agora transmitidos de forma direta a quem se inicia na carreira de advogado. Coloco abaixo um resumo do artigo para saberem do que se trata, mas a leitura do original é insubstituível e recomendo a leitura do artigo que pode ser encontrado no Conjur.

Os doze conselhos:

1 - Comunicar-se bem. O advogado deve se comunicar com clareza, objetividade e elegância. Fazer da leitura um hábito diário e, importante: falar pouco, apenas o essencial, em hipótese alguma revelando os segredos que tem conhecimento em razão do exercício da profissão.

2 - Zelar pela reputação pessoal e profissional. O cuidado com a reputação é essencial, pois o prestígio e valor do trabalho do advogado está diretamente ligado a uma reputação sólida.

3 - Fazer sempre o melhor. Não importa o quanto ou se está recebendo, o advogado deve sempre tentar se superar e dar o melhor de si em qualquer caso que lhe for confiado.

4 - Aprender a conquistar e cativar clientes. Não existe advocacia sem cliente, logo é imprescindível aprender se relacionar, cativar novos clientes e manter os já existentes.

5 - Planejar sempre. O planejamento aumenta as chances de algo dar certo. O advogado deve planejar desde sua agenda diária até a estratégia do casos em que atua.

6 - Saber o quanto custa seu trabalho e o quanto cobrar por ele. Antes de aceitar um trabalho o advogado deve saber o quanto custa e o quanto deve cobrar para cobrir seus custos, o pagamento de tributos e a remuneração pelo seu serviço.

7 - Aprender a saber o tempo certo. O advogado deve ter paciência. Deve lutar pela celeridade processual, mas deve saber evitar decisões apressadas. Não é bom ter um processo depois anulado por cerceamento de defesa.

8 - Andar na rua para saber o que acontece com as pessoas. O advogado deve participar da vida de sua comunidade e expor suas posições.

9 - Destacar-se. O advogado deve se destacar por sua produção intelectual.

10 - Ousar e inovar. Mesmo que a profissão seja conservadora, o iniciante deve buscar fazer o melhor de uma forma diferente.

11 - Acreditar que a sorte existe. Mas se lembrar de que a sorte está no encontro da oportunidade com a preparação.

12 - Ter paixão pela profissão. O advogado deve ter orgulho, amar o que faz com verdadeira paixão pela advocacia.

ULISSES CÉSAR MARTINS DE SOUSA é sócio do escritório Ulisses Sousa Advogados Associados e conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

Fonte:Conjur
Acesso em 25/05/2011

quarta-feira, 25 de maio de 2011

CONVITE - Lançamento do livro "Lições Práticas para o Consumidor"

A OAB/PR Subseção Londrina, por sua diretoria, tem a alegria de convidar os colegas para lançamento de um livro, fruto do trabalho da Ordem, especificamente, da Comissão de Direitos do Consumidor. Seus integrantes reuniram os artigos publicados a fim de promoverem "Lições Práticas para o Consumidor".


Compareçam e prestigiem o lançamento no dia 09/06/2011 (quinta), à partir das 19h, na Livraria do Shopping Catuaí.


SINOPSE:

Esse livro traz ao cidadão uma série de lições para o seu dia a dia no mercado de consumo. São muitos os temas abordados, como conscientização para o consumo, automóveis, cadastro em bancos de dados, ensino, bancos, saúde, telefonia, dentre muitos outros.

Importante destacar que os artigos compilados nesse livro são o resultado de quatro anos de trabalho da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB/PR Subseção Londrina que, em parceria com o Jornal de Londrina, publicaram mais de 100 artigos, versando sobre 20 diferentes temas.

Espero que seja útil para o seu dia a dia.

Bruno Ponich Ruzon

terça-feira, 24 de maio de 2011

OAB Paraná - Escola Superior de Advocacia

OAB Paraná - Escola Superior de Advocacia


CICLO DE PALESTRAS: OS PILARES DA ADMINISTRAÇÃO DE ESCRITÓRIOS - MÓDULO 8: GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLES E RESULTADOS

PROGRAMA

7 VANTAGENS PARA DISCUTIR A GESTÃO DO SEU ESCRITÓRIO:

- Ter uma visão sistêmica da administração legal com os melhores especialistas da área;
- Melhorar os processos de qualidade;
- Aprimorar a seleção e retenção de talentos;
- Estruturar a banca internamente;
- Executar o planejamento financeiro;
- Aplicar o marketing jurídico de acordo com o provimento 94/2000;
- Construir a estratégia e o mapeamento de mercado.

DOCENTES

ADNILSON HIPÓLITO
Administrador e Consultor especialista em Gestão Financeira de Escritórios de Advocacia. MBA Executivo em Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria e GBA em Gerenciamento por Projetos, ambas pela FGV/PR. Articulista das revistas Advogados:Mercado & Negócios, Justilex e Leis & Letras. Palestrante em finanças na advocacia. Membro do IBEF - Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças. Foi gestor executivo em Sociedade de Advogados.

LOCAL

Escola Superior de Advocacia - Rua Brasilino Moura, 253 - Ahú - Curitiba

HORÁRIOS

Dia 16 junho de 2011, quinta-feira, das 19h30 ás 21h30

CARGA HORÁRIA

02 horas/aula

NÚMERO DE VAGAS

60 Participantes

INVESTIMENTO

R$20,00 (vinte reais)

FORMA DE PAGAMENTO

À vista

INFORMAÇÕES

http://www.oabpr.org.br/esa/?secao=detalhescursos&cd_curso=1237

Telefone:(41)3250-5750

Mudanças no processo de inscrição na OAB/PR beneficiará os aprovados no exame 2010.3

Os certificados de aprovação do último Exame de Ordem começaram a ser entregues pelo Setor de Exame da OAB Paraná nesta segunda-feira (23/05/2011). Para agilizar os procedimentos de inscrição, o presidente da OAB Paraná, José Lucio Glomb, baixou a portaria 45/2011, mantendo a dispensa dos recém-aprovados de terem de apresentar o certificado de aprovação no último Exame de Ordem para se inscreverem como advogados, até a divulgação do resultado preliminar da prova prático-profissional do próximo Exame de Ordem. 

O próprio Setor de Exame de Ordem ficará encarregado de juntar o certificado do aprovado ao pedido de inscrição. Com a medida, a OAB Paraná mantém a implantação de um procedimento que deu maior celeridade aos processos de inscrição, em prol dos futuros novos advogados de Curitiba e especialmente dos que residem nas subseções. Estes não precisarão mais requerer o certificado no local onde realizaram a prova nem aguardar sua remessa; bastará requererem a inscrição na própria subseção onde residem, devidamente instruída com os demais documentos exigidos em lei e destacados no site da OAB Paraná na seção Inscrição na OAB-PR; Documentos Necessários; Inscrição Principal.

Já os aprovados no Exame 2010/3 que pretendam se inscrever posteriormente como advogados ou mesmo obter o certificado para outros fins, precisam requerê-lo na sede da Seccional ou da subseção onde prestaram exame, juntando ao pedido os documentos exigidos no item 4.3.2.1 do Edital de Abertura.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

SESSÃO DE CINEMA

Neste dia 26/05, quinta-feira, às 19h, na Sede Nova OAB, ocorrerá mais uma sessão do ciclo de cinema promovido pela Subseção de Londrina.

O filme será "A Qualquer Preço” (A Civil Action, no título original) é a adaptação de um caso real a partir do livro homônimo escrito por Jonathan Harr.

Lembramos que a entrada é gratuita, mas os interessados devem fazer reservas pelo fone (43) 3294-5900, ou pelo email londrina@oabpr.org.br.

Mais uma vez a sessão tem a curadoria do jornalista e crítico de cinema, Carlos Eduardo Lourenço Jorge, sendo que após a apresentação será realizado um debate sobre o filme.

Confira maiores informações sobre o filme no nosso site: www.oablondrina.org.br

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Confraternização

Será realizado na última sexta-feira deste mês, no dia 27 de maio, o almoço mensal de confraternização dos advogados.

O almoço será no Restaurante O Casarão, por adesão, com serviço self-service, e novamente os aniversariantes deste mês não pagam o almoço, sendo as bebidas a parte.

Contamos com a presença de todos.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Implantação processo eletrônico nos Fóruns Trabalhistas de Londrina

Foi publicada a Portaria nº 06/2011 da Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª região que determina a implantação do processo eletrônico no Fórum Trabalhista de Londrina.

De acordo com a Portaria, a implantação será a partir do dia 01 de junho deste ano, e os processos ajuizados a partir da implantação tramitarão exclusivamente por meio eletrônico.

Os processos antigos poderão tramitar por meio eletrônico, a critério do Magistrado Titutar da Unidade, desde que todo o seu conteúdo seja digitalizado pelo responsável da Unidade.

A fim de esclarecer maiores dúvidas dos advogados, o Presidente do TRT da 9ª região, Desembargador Ney José de Freitas, o Presidente da Comissão de Informática do Tribunal, Des. Sérgio Murilo Rodrigues Lemos e o Coordenador do Processo Eletrônico, Juiz Bráulio Gabriel Gusmão, estarão em Londrina, no dia 23 de maio, próxima segunda-feira, às 15h, na Sede Nova da OAB ao lado do Fórum Estadual, para prestar os esclarecimentos aos advogados de Londrina e região sobre o funcionamento do novo sistema.

Todos os advogados estão convidados a participar desta reunião.

Contamos com a sua presença.

terça-feira, 17 de maio de 2011

SESSÃO DE CINEMA

Neste mês de maio será realizada sessão de cinema no Ciclo de Cinema promovido pela Subseção de Londrina da OAB/PR.

Será no dia 26 de maio, quinta-feira, às 19h, na Sede Nova da OAB Londrina, ao lado do Fórum Estadual.

Em breve será informado o nome do filme que será apresentado.

Contamos com a presença de todos.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

ADVOCACIA: UMA ENGRENAGEM FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO.

A nova realidade tecnológica mundial e a simultânea expansão da economia do Brasil desencadearam um processo irreversível na necessidade das organizações, expandindo como nunca, a necessidade de especialistas em prover a estabilidade jurídica que essas necessidades exigem.

Com isso, surge uma “nova advocacia”, onde os advogados atuam de forma cada vez mais especializada em áreas, que há poucos anos atrás, quase não tinham perspectivas de trabalho para o profissional do Direito.

Nos dias atuais, a advocacia aparece como a atividade profissional que mais se destaca, diante das novas transformações que surgem, frente a uma realidade incontestavelmente dinâmica: A INTERNET. Um mundo fascinante, sob o ponto de vista de todos os negócios sérios realizados eletronicamente, onde se destacam cada vez mais, os profissionais da advocacia mais familiarizados com o funcionamento desse novo universo da comunicação social.

Entre as novas tendências mundiais, temos a crescente preocupação da sociedade em manter um meio ambiente adequado ao convívio da humanidade. Isso tem levado os Estados a elaborarem leis e até normas de caráter internacional, para regulamentar as relações com o meio ambiente e de desenvolvimento sustentável, o que cria a necessidade de profissionais, que dominem toda essa vasta legislação, e que sejam acima de tudo, qualificados o suficiente, para interagir com engenheiros e ambientalistas nos Relatórios de Impacto Ambiental.

Outra área que propicia uma vasta possibilidade de trabalho para advogados, com uma crescente demanda, são os direitos que envolvem as relações de consumo. Como exemplo, podemos citar as concessionárias de serviços públicos que, após as privatizações, se tornaram as campeãs de reclamações nos Procons e Juizados Especiais, crescendo, de ambos os lados (consumidores e fornecedores) à procura por profissionais para defenderem os interesses jurídicos.

Com a estabilização da economia e consequente entrada de investidores externos no país, surge uma rica e variada fonte de perspectivas e oportunidades para o profissional do direito. O advogado do novo milênio não é mais o mesmo de dez anos atrás. Com certeza a advocacia foi à profissão que mais sofreu transformações durante os anos. O advogado deixou de ocupar a posição de retaguarda e passou a assumir a linha de frente das empresas. Ele passou a agir como um empresário, e até mesmo, a ser consultado nas tomadas de decisões das empresas em seus grandes negócios.

Com essa nova realidade, o advogado deve ser mais valorizado, pois, ele é hoje, um profissional chave para as empresas, principalmente, quando se trata de negociar, redigir, ou fechar algum contrato, adquirir outra organização, montar uma parceria, desenvolver uma campanha de marketing ou, até mesmo, divulgar uma simples nota à imprensa.

Diante desse cenário, acreditamos ser o Brasil um vasto e promissor mercado de trabalho jurídico, principalmente, se levarmos em conta, o assessoramento decisivo dos advogados nos contratos “sadios”, que são, na realidade, os grandes responsáveis pela prosperidade da economia de qualquer país.

FLÁVIO VIEIRA DE FARIAS
OAB/PR 57.311

segunda-feira, 9 de maio de 2011

As inconstantes decisões judiciais

Não é raro encontrarmos nos mais diversos Tribunais e instâncias do Poder Judiciário brasileiro casos análogos, porém com decisões judiciais opostas. Na vivência dos operadores do direito o que se vê são profissionais cada vez mais se surpreendendo com resultados das demandas. Ora lamentando, ora festejando, são surpreendidos porque, pelo conhecimento da lei e dos precedentes jurisprudenciais, nutriam expectativa diversa para o caso. Até os que não são da área jurídica estranham. À maioria das pessoas é familiar, hoje, a notícia de dois processos idênticos decididos de modo antagônicos.

Esse quadro de instabilidade gera extrema insegurança jurídica, contribuindo para o enfraquecimento do regime democrático. Aliás, ofende de modo fundamental os princípios do respeito à dignidade humana, da valorização da cidadania e da estabilidade das instituições, e, o que ainda é mais grave, ensejando descrédito na sociedade, de modo geral, do próprio Poder Judiciário.

Outro efeito, além dos já citados, entre os operadores do direito, sobretudo aos advogados em início de carreira, quando se deparam com a realidade forense, é de desânimo, fazendo refletir sobre as reais expectativas futuras na profissão. Usualmente tais profissionais buscam funções públicas, pois, para alguns, não há estímulos para seguir carreira autônoma (profissionalismo liberal), justamente pelo desequilíbrio gerado pelas decisões judiciais, o que comprometeria o futuro promissor.

É certo que a incerteza na demanda - àquela além do razoável - gera um desconforto ao advogado. Quando instado à propor uma ação, ou defender os interesses do cliente, é posto em cheque o potencial do profissional, não pela má técnica, mas pelas constantes imprevisões das decisões judiciais. Quantos já não se deparam com decisão contrária ao usualmente visto em determinado fato e buscou razão lógica para explicar ao cliente o imbróglio judiciário. Ou, ainda, não se depararam com decisões contrárias, inclusive de Cortes Superiores, em que nitidamente observou-se a fundamentação do ctrl C / ctrl V. 

Em que pese a realidade ser essa, lamentavelmente, ainda é pequena a percepção entre os profissionais jurídicos acerca da relevância da questão.Porém, muito embora a revolta causar contaminação, deve-se persistir sempre na busca desenfreada do equilíbrio das decisões judiciais. A sensação de se fazer justiça –  ou, ao menos, buscá-la com os meios inerentes – deve guiar o profissional, sobretudo o em início de carreia, pois a esperança da sociedade por um judiciário coeso e equilibrado está em suas mãos. 

A coragem, o espírito combatente, a intrepidez, somado ao intelectualismo, respeito e lisura, devem, da mesma forma, guiar o cominho abstruso que é a advocacia. Isto, sem dúvidas, será por base sólida capaz de enfrentar as mais improváveis decisões judiciais. Assim, certamente estar-se-á cumprindo o papel principal da advocacia na sociedade que é a administração da Justiça, juntamente com juízes, promotores e demais operadores do direito.

Fabio Augustus Colauto Gregório
OAB/PR 53.579

terça-feira, 3 de maio de 2011

Almoço de Confraternização da OAB/Londrina





Membros do Núcleo OAB Jovem de Londrina, participaram na última sexta-feira do almoço de confraternização organizado pela OAB - Subseção de Londrina.




Nesta oportunidade, tiveram a oportunidade de parabenizar a advogada e também membro no Núcleo OAB Jovem de Londria, Kilza Gonçalves Leite.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

ACESSO À JUSTIÇA: O direito ao Direito

O acesso à justiça surgiu timidamente na história, acolhido de forma mais evidente pela declaração universal de direitos do homem e, após um longo processo de evolução política e jurídica do Estado moderno, o conceito teórico de acesso à justiça atinge à contemporaneidade configurada como um direito fundamental em praticamente todas as constituições dos países ocidentais. Contudo, a análise da gênese, evolução e efetivação (aplicabilidade) deste direito de cidadania básico, não se revela tarefa fácil.

A justiça, como direito público essencial, não tem sido alcançada por todos, apesar dos grandes avanços acerca desta garantia, o que gera um sentimento de angústia e insatisfação por parte daqueles que dela necessitam e não encontram meios (concretos) de exercitar o “direito ao direito”.

Na sociedade brasileira há um descompasso nítido entre as necessidades da comunidade, cada vez mais complexas, e a qualidade das respostas do Judiciário, à medida que não se trata apenas de possibilitar o acesso à justiça enquanto instituição estatal, mas também de ser viável, no plano efetivo e para todos os cidadãos, principalmente para os carentes, o acesso à ordem jurídica justa.

Ora, o acesso à justiça, e isso não pode ser ignorado, é um direito humano básico, implicado com a ordem normativa de valores e direitos fundamentais para o ser humano que vive sob a égide de um Estado de Direito, revelando-se como a principal garantia dos direitos subjetivos, itinerário essencial para a proteção da cidadania e da consolidação da própria democracia.

Como termômetro desta análise, a reflexão em torno do tema tem ganhado força e atingido significados densos se considerado o Movimento pelo Acesso à Justiça, cujo teor e expressão revelam, em sua base, as necessidades imperiosas da radical transformação do próprio pensamento jurídico, das reformas normativas e institucionais, em seus aspectos pragmáticos e culturais.

Esse dinâmico fenômeno chamado Movimento pelo acesso à justiça, é reflexivamente tratado por grandes autoridades sobre o assunto, à exemplo das lições registradas por Mauro Cappelletti e Bryant Garth no clássico italiano Acesso à Justiça publicado no Brasil pela editora Sergio de Antônio Fabris, cujo enforque objetiva romper com a rigidez do formalismo interpretativo, que tem como critério básico o positivismo, a fim de reconhecer e assegurar a amplitude do direito à justiça, numa concepção mais afastada da abstração e frieza da letra da lei.

Para a consolidação da democracia e do valor da dignidade da pessoa humana, faz-se necessário, para o processo de formação do futuro intérprete do direito, especialmente ao advogado, o respeito pela justiça em detrimento do tecnicismo. Tal inserção teórico-metodológica contribuirá, gradativamente mas de maneira continuada, com a esperada e impreterível mudança na forma de o legislador, operador e/ou aplicador, relacionar-se com o sistema jurídico, fazendo valer o direito atingido do cidadão, independente da sua condição econômica ou, ao reverso, com mais zelo se percebê-lo fragilizado do ponto de vista material.

Por isso o desafio de implementar essa harmonia quando presente a desigualdade social, fonte de injustiça na contemporaneidade, que estigmatiza de outro lado, na pobreza e na diversidade de oportunidades, fontes, que atacam direitos e impedem, de igual forma, o acesso aos direitos, ensejando por consequencia em prejuízo ao ideário de justiça fundado na equidade e no próprio destino da sociedade.

A cidadania não se limita a um conceito monolítico, tecido na matéria única de direitos e deveres políticos de votar e ser votado. Sua finalidade e feixe de significados implicam compreendê-la de forma ampla, dinâmica e em constante aprimoramento; ela está ligada ao exercício da solidariedade e, por exemplo, à participação dos indivíduos, inclusive, na elaboração de novos direitos, no encalço da plenitude humana, na erradicação da própria desigualdade, conforme narra o Preâmbulo da Constituição brasileira. Portanto, frisa-se, é preciso participação de todos os atores sociais, pois tal missão não depende somente do Estado.

A temática “acesso à justiça” pode e deve ser alvo de reflexões profundas e se interliga a diversos ramos do conhecimento humano. E nessa seara, a própria administração da justiça, possui maior responsabilidade, pois muitos dos problemas hoje conhecidos manifestam a existência de uma crise do sistema estatal, em seus aspectos estruturais e formais. Ora, esta crise se revela como sintoma de problemas também derivados das óbvias limitações ao acesso à justiça, as quais devem ser, impreterivelmente, superadas para o bem e garantia dos direitos fundamentais do Estado brasileiro.

Exemplo disso é a recorrente discussão sobre quais as formas de se combater a morosidade da justiça e seus efeitos devastadores, que maculam e minam a credibilidade do cidadão no que toca ao seu direito atingido ou ferido. Apesar de algumas reformas já implementadas (por exemplo a Reforma do Judiciário com a Emenda Constitucional nº. 45/2004), bem como outras em andamento, na prática poucos são os resultados verificáveis e, em razão disso, a indignação continua a alimentar a desesperança daqueles que precisam se valer do (longo) processo extenuante para obtenção da justiça.

Muito embora a Constituição da República esteja bem aparelhada em relação a princípios e garantias, no plano da abstração suficientes para a resolução do acesso à justiça, na prática cotidiana, os problemas enfrentados pelos cidadãos carentes, principalmente, desconhecem a efetividade substancial, e muitos ficam sem solução, à mercê da perda do exercício do “direito ao direito”. Exemplo disso, é o caso da ausência de regulamentação da Defensoria Pública no Estado do Paraná e Santa Catarina. Apesar de não ser a solução, esse suporte decorrente da responsabilidade do Estado em prestar assistência jurídica gratuita aos necessitados comprovadamente, de acordo com o Art. 134 da Constituição Federal, poderia ser prestada Defensoria Pública, cuja incumbência é atuar no sentido de prestar orientação jurídica e a defesa, em todos os graus, na forma do Art. 5º, LXXIV da Carta Maior.

É de extrema necessidade que a nação empenhe-se para a reforma dos serviços judiciários e para o aperfeiçoamento de seus operadores em todos os níveis, quer para solucionar contenciosamente os conflitos ou para estimular a busca de soluções consensuais alternativas. O entendimento doutrinário é uniforme, no sentido de que sem o aprimoramento daqueles que irão manejar os instrumentos jurídicos, toda reforma da lei processual será impotente para superar os problemas de insatisfação social, gerados pela deficiência do Poder Judiciário.

Para isso, não se pode perder a consciência de que a história é luta permanente do homem na consecução de um mundo melhor. Cada geração deve oferecer a sua parte de abnegação para um avanço na persecução de melhores metas e condições. Dessa forma, diante de tantos despossuídos e negligenciados pelo sistema estatal, responsável pelo acesso à justiça, nós, juristas devemos participar desta luta, pois essa é a obrigação, cuidar do justo e zelar pela justiça, através da produção de alternativas de aperfeiçoamento e da garantia efetiva do “direito ao direito” em benefício de todos os membros da sociedade.

É hora de se fazer valer a efetividade e instrumentalidade do acesso à justiça para tornar realidade a vontade política proclamada na Carta Magna, asseguradora da paz social e do valor justiça. Estado, sociedade civil organizada e operadores do direito (dentre estes os advogados) devem se unir para a construção de uma ordem social justa e que, nessa direção, perpassa, necessariamente, pelo direito ao acesso, saudável e efetivo, à justiça para todos os cidadãos brasileiros, sem exceção.

Eliezer Machado de Almeida
OAB/PR 44.246 

Caixa dos Advogados traz Centro de Inclusão Digital Itinerante para região de Londrina

O Centro de Inclusão Digital Itinerante, que tem o objetivo de instruir os advogados sobre como proceder com os processos eletrônicos, estará nas cidades da região de Londrina na próxima semana – de 2 a 6 de maio, sempre das 13 às 17h30.

Duas equipes, com instrutores capacitados para o trabalho, farão atendimentos nas cidades de Cambé e Rolândia, de 2 a 4 de maio, na Sala da OAB do Fórum das duas cidades; e em Ibiporã e Porecatu, dias 5 e 6. Em Rolândia o atendimento será na Sala da OAB do Fórum e em Porecatu, na Sala da OAB na Justiça do Trabalho.

Os instrutores ficarão à disposição dos advogados com notebooks e scanners. Em todo o Paraná existem hoje 12 Centros Digitais em pleno funcionamento, nas principais cidades do Estado, com atendimentos gratuitos, numa iniciativa da Caixa dos Advogados do Paraná. Mais de 5 mil advogados já procuraram atendimento nos Centros.

Agora, com os Centros Digitais Itinerantes, a meta é levar o treinamento para os advogados que atuam nas cidades menores. "Iremos passar em cerca de 60 cidades no Estado, para que os advogados de centros menores também recebam o treinamento", informa Artur Piancastelli, vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados e coordenador dos Centros de Inclusão Digital dos Advogados do Paraná.

A Justiça Federal, os Juizados Especiais da Justiça Estadual, Varas de Família e algumas Varas da Justiça do Trabalho, entre outras, só recebem novos processos na forma digital. Os processos em papel estão restritos aos que já estão tramitando. A obrigatoriedade da utilização dos processos eletrônicos avança rapidamente no Estado.